WEBINAR.jpg

WEBINAR ON FREE LEGAL AID

(PORTUGAL VS. NORWAY)

Este Webinar terá como foco o debate de variados temas, sendo eles: 

(1) “Ferramentas para a Promoção do Acesso à Justiça”; 

(2) “Free legal aid: A experiência Norueguesa”; 

(3) “Free legal aid: A experiência Portuguesa”;

(4) “Boas práticas de colaboração entre as partes interessadas integrantes da Pro Bono”.

É de relevar a vasta experiência que os nossos oradores têm no mundo do Direito.

O nosso Project Manager, Manuel Cartaxo, iniciará este Webinar com uma Opening Session seguida, então, dos oradores convidados.

 

“Ferramentas para a Promoção do Acesso à Justiça” (10h50-11h25/11h25-12h00)

 ➜Juíza Conselheira Maria dos Prazeres Beleza

Juíza Maria dos Prazeres Beleza é Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça e docente da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Fez parte da Comissão de Revisão do Código de Processo Civil e do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros e foi Juíza-Conselheira do Tribunal Constitucional até 2007.

 

➜ Advogada Tonje Lilaas Larsen

Tonje Lilaas Larsen é a ex-diretora administrativa da Jussbuss e atualmente trabalha como associada no escritório de advocacia Advokatfirmaet Mette Yvonne Larsen & Co. Além de trabalhar como investigadora num projeto sobre segurança perante a lei, Larsen escreveu um relatório sobre o acesso à justiça de prisioneiros e é a líder do conselho de um sindicato de política judiciária.


 

“Free Legal Aid: A experiência Portuguesa” (12h05-12h40/ 14h40-15h15)

➜ Professora Isabel Vieira Borges 

Isabel Vieira Borges é Professora de Direito do Trabalho na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Para além da actividade de professora universitária, é Membro Fundador da Associação Portuguesa de Direito do Trabalho e membro do Centro de Investigação em Direito Privado da FDUL.

 

➜ Drª Teresa Morais Leitão

Teresa Morais Leitão é cofundadora da PRO BONO Portugal. Para além de uma vasta formação académica, possui uma rica experiência de trabalho em diversos escritórios de advocacia, nomeadamente sendo Sócia de um dos maiores escritórios de advocacia em Portugal.


 

De notar que, entre a participação das duas oradoras, ocorrerá uma pausa para que os nossos ouvintes tenham tempo para almoçar, pausa essa que ocorrerá entre o 12h40 e as 14h30.  

 

“Free Legal Aid: A experiência Norueguesa”: (15h20-15h55/ 15h55-16h30)

➜ Professor Jon T. Johnsen

Jon T. Johnsen é professor de direito público na Faculdade de Direito da Universidade de Oslo. Além de ser um ex-gerente de projetos da Jussbuss, Johnsen tem sido por décadas um investigador líder em acesso ao Direito na Noruega e internacionalmente.

 

➜ Anterior CEO da Jussbuss Ida Tønnessen

Ida Tønnessen tornou-se CEO da Jussbuss após Tonje Lilaas Larsen. Antes de assumir o cargo de diretora administrativa da Jussbuss, Tønnessen era assistente social de direito de imigração. Atualmente, está  a trabalhar como associada no escritório de advocacia Advokatfirmaet Schjerven Hansen.

 

 

“Boas práticas de colaboração entre as partes interessadas integrantes da Pro Bono”:(16h35- 17h10/ 17h10-17h45)

➜ Sócio Fundador da Macedo Vitorino João Vitorino

João Vitorino é Sócio Fundador da Macedo Vitorino e responsável pelos grupos de fusões e aquisições, energia e ambiente e comunicações, tendo mais de 20 anos de experiência assessorando diversas empresas nacionais e multinacionais, sociedades de private equity, fundos de investimento e empresas familiares em diversas operações nacionais e internacionais.

 

➜ Advogada Bente Oftedal Roli

Bente Oftedal Roli é advogada no seu próprio escritório de advocacia e líder do Escritório de Assistência Jurídica Gratuita no município de Oslo. Roli é uma ex-colega de trabalho da Jussbuss e também trabalhou em assistência jurídica gratuita para mulheres no “JURK”.


 

Tal como acontecerá no início, teremos o nosso Project Manager Manuel Cartaxo a realizar a Closing Session entre as 17h50 e as 18h10.  

 

WhatsApp Image 2021-03-15 at 18.21.31.jp