O QUE FAZEMOS?

Clearing House

 

Promovemos o apoio jurídico a instituições de solidariedade social e aos seus beneficiários, por advogados voluntários e dispostos a ajudar.​

Clínicas Legais

 

Apoiamos a criação e desenvolvimento de clinicas legais nas faculdades, permitindo aos alunos um contacto prático com o Direito.

 

  

Litigância Estratégica

 

Apoiamos litigância que, para além de resolver problemas individuais, contribua para corrigir injustiças sociais e garantir direitos humanos.

Formação

 

Dinamizamos conferências sobre temas do Terceiro Sector e Direitos Humanos, bem como formações especializadas para instituições e beneficiários.

COMO FAZEMOS?

A PRO BONO faz parcerias com instituições no terreno e promove o voluntariado entre advogados, escritórios de advogados, mediadores e notários.

Ao receber um pedido de ajuda, a instituição-parceira apoia o beneficiário no preenchimento de uma minuta própria com a descrição do caso, protegendo os seus dados sensíveis, para encaminhar para a PRO BONO.

A PRO BONO analisa a descrição da ficha submetida e elabora um sumário do caso com os problemas juridicamente relevantes.

 

Reunidos um número significativos de casos, a PRO BONO envia um e-mail para a sua bolsa de advogados e outro para a sua bolsa de alunos.

 

Após a seleção do advogado e do aluno que vão ficar alocados ao caso, é enviado um e-mail a ambos, com conhecimento da instituição-parceira, para que estes estabeleçam contacto e iniciem os procedimentos que este exige.

 

A PRO BONO monitoriza o caso através da análise de breves relatórios elaborados pelo aluno sobre o estado deste e, quando necessário, através de contatos com as partes envolvidas.

 

Findo o caso, é feita uma avaliação interna deste e do processo de alocação. Esta avaliação destina-se a melhorar os nossos procedimentos internos.  

“NÃO HAVERÁ JUSTIÇA ATÉ QUE TODOS TENHAM ACESSO À JUSTIÇA”

Teresa Morais Leitão 

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • YouTube App Icon