Iniciativa.jpg

BILATERAL INITIATIVE 

NO & PT: TOGETHER 

(PORTUGAL X NORWAY)

A PRO BONO tem o prazer de anunciar a Cooperação Bilateral com a Instituição Norueguesa, JUSSBUSS! 

Como sabem a PRO BONO é uma associação que divide a sua missão em 5 objetivos: (i) promoção e defesa dos direitos humanos, (ii) desenvolvimento do PRO BONO no setor jurídico, (iii) formação de estudantes de Direito na sua responsabilidade social como futuros advogados, (iv) empoderamento de minorias e ONGs por meio de treinamento em questões jurídicas específicas e (v) garantia de acesso à justiça para indivíduos socialmente vulneráveis.

A JUSSBUSS é uma organização não lucrativa, tendo como principal objetivo ajudar pessoas que não têm possibilidades financeiras para recorrer a apoio jurídico privado, na Noruega. 

Tendo por base a vasta experiência que ambas as organizações têm em voluntariado de competências, esta iniciativa aponta para uma troca de conhecimentos e técnicas que beneficiam ambas as instituições e que terá um impacto direto na atividade das duas entidades.

Esta Cooperação Bilateral engloba três atividades:

  • Em primeiro lugar um Webinar, promovendo o debate, em inglês, em assuntos como:

  • “Ferramentas para a Promoção do Acesso à Justiça”;

  • “Free legal aid: A experiência Norueguesa”;

  • “Free legal aid: A experiência Portuguesa”;

  • “Boas práticas de colaboração entre as partes interessadas integrantes da Pro Bono”.

 

Este webinar irá incluir oradores convidados como Professores, Advogados e outros especialistas das áreas de Direito dos dois países, tendo a duração de 1 dia.

  • Em segundo lugar, uma formação/estágio na PRO BONO, para o staff da JUSSBUSS, com uma duração de 5 dias, que inclui, para além de outras: “Job Shadowing” e a realização das mesmas tarefas como se fosse um estudante voluntário da PRO BONO, contacto com os beneficiários e as instituições parceiras, mediação e alocação de casos às partes intervenientes, trabalho de pesquisa e a publicação de um artigo no Blog da PRO BONO e por fim a participação em projetos especiais da PRO BONO.

  • Em terceiro lugar, um estágio na JUSSBUSS, para o staff da PRO BONO, com a duração de 3 dias que inclui, entre outros: “Job Shadowing”, realização de atividades tal e qual como um membro da JUSSBUSS, cursos lecionados pela JUSSBUSS e Workshops.

 

Este projeto é financiado pela EEA GRANTS, Mecanismo Financeiro Plurianual, que tem em vista o apoio financeiro a Estados Membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, tendo como exclusivos financiadores a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega. 

WhatsApp Image 2021-03-15 at 18.21.31.jp